Alinhamento de personagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alinhamento de personagens

Mensagem por Tales of Hadria em Dom Dez 25, 2016 2:45 pm

Alinhamento de Personagens

O alinhamento de um personagem, a classificação dada à alguém de acordo com
Para escolher, temos primeiramente o básico;

Bom          Neutro             Mau

Em complemento à isso, temos mais duas classificações

Leal         Neutro             Caótico

Personagens leais são aquelas que seguem a lei acima de tudo. E por “lei”, você pode entender uma série de conceitos, como a legislação vigente, a tradição, costumes, a ordem. São aqueles que atuam sempre dentro dos parâmetros pré-estabelecidos.

E personagens caóticos estão do outro lado do espectro. São aqueles que buscam romper com os sistemas, quebrar a ordem pré-estabelecida, que agem à revelia das leis e tradições. Agora vamos juntar as duas coisas em um gráfico só.

A partir dessas dessas 5 classificações, podemos fazer diversas combinações que se encaixem na personalidade, histórias e motivações de um personagem. Alguns exemplos;

Se o personagem é caótico significa que ele age quebrando as leis e regras preestabelecidas. Ninguém disse que essas regras são corretas. Um personagem caótico-bom quebraria as leis para fazer o bem, para ajudar aos outros. Pense na hacker que vai burlar os sistemas de segurança para prender um criminoso corporativista, por exemplo. O caótico apenas vai dobrar as regras, quebrá-las, para o bem ou para o mal. Um bárbaro, por exemplo, poderia ser o típico caótico-mau, ele vai quebrar todas as regras, inclusive suas próprias, para provocar o caos e o terror.

Vamos pensar do outro lado da tabela. Leal. A confusão vem porque geralmente associamos a palavra “leal” a uma qualidade. Para facilitar o entendimento, você pode pensar em “leal à tradição”, que as coisas ficam mais claras. Um burocrata que age segundo as leis e tradições e quer mantê-las a qualquer custo, mesmo que isso signifique manter a escravidão, as mulheres submissas ou algo parecido, será um personagem leal-mau. Já o herói leal-bom quer fazer as coisas segundo as leis e as regras. Se as regras estão em desacordo com seus princípios, ele primeiro lutará para mudá-las. É o típico caso do “advogado herói” em filmes.

E os neutros, onde entram nessa história toda? O verdadeiro neutro muitas vezes é um personagem coringa (também chamado “camaleão” segundo algumas teorias literárias). Um leal-neutro vai agir de acordo com as regras, independente se isso beneficia os herois ou atrapalha. Geralmente são representados em figuras de autoridade. Já o personagem caótico-neutro é o espírito livre, aquele que vive sua própria liberdade, sem se importar se isso é bom ou mau. Muitos gnomos, duendes e sacis na literatura se enquadrariam como caótico neutro.

Tales of Hadria
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leal

Mensagem por Tales of Hadria em Dom Dez 25, 2016 3:50 pm

Leal-bom
Personagens deste alinhamento acreditam que uma sociedade ordenada e forte, com um governo bem organizado pode trabalhar para tornar a vida melhor para a maioria das pessoas. Para garantir a qualidade de vida, as leis devem ser criadas e obedecidas. Quando as pessoas respeitam as leis e tentam ajudar uns aos outros, a sociedade como um todo prospera. Estes personagens se esforçam pelas coisas que trarão o maior benefício para a maioria das pessoas causando o menor dano.

Leal-neutro
Seres neutros e leais acreditam em um governo forte e bem ordenado, seja esse governo uma tirania ou uma democracia. Os benefícios da organização e arregimentação superam quaisquer questões morais levantadas por suas ações. Seres leais e neutros vão cumprir a lei, independentemente se a consideram justa ou não. Se a maioria da população não concorda com as práticas do governo, então devem usar os meios legais de conseguir que as leis mudem. A rebelião é um crime, independente do propósito por trás da revolta. Nos assuntos de seu dia-a-dia, personagens neutros e leais vão aderir às leis do local onde estão, e também vão manter seu próprio senso de honra.

Leal-mau
Estes personagens acreditam em usar a sociedade e suas leis para se beneficiar. Estrutura e organização elevam aqueles que merecem governar, bem como fornecem uma hierarquia claramente definida entre senhor e servo. Para este vim, personagens leais e maus apoiam as leis e sociedades que protegem seus próprios interesses. Se alguém for ferido ou sofrer em decorrência de uma lei que beneficia personagens leais e maus, são ossos do ofício. Personagens leais e maus obedecem à lei por medo de punição. Afinal eles podem ser forçados a honrar um contrato desfavorável ou juramento que fizeram, personagens leais e maus geralmente são muito cuidadosos em dar sua palavra. Uma vez dada, eles a quebram somente se puderem encontrar uma maneira de fazê-lo legalmente, dentro das leis da sociedade.

Tales of Hadria
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Caótico

Mensagem por Tales of Hadria em Dom Dez 25, 2016 3:55 pm

Caótico-Bom
Personagens caóticos e bons são fortes individualistas marcados por um traço de bondade de benevolência. Eles acreditam em todas as virtudes da bondade das leis, mas veem pouca utilidade em leis e regulamentos. Elas não veem utilidade para algo que “tenta guiar os demais no que devem fazer”. Suas ações são guiadas por sua própria bússola moral, que embora boa, pode não estar sempre em perfeito acordo com o resto da sociedade.

Caótico-Neutro
Personagens caóticos e neutros acreditam que não existe ordem alguma para qualquer coisa, incluindo suas próprias ações. Tendo isso como princípio orientador, eles tendem a seguir quaisquer caprichos que os atingirem naquele momento. O bem e o mal são irrelevantes quando vão tomar uma decisão. Personagens caóticos e neutros são extremamente difíceis de lidar. Tais personagens são conhecidos por serem felizes sem qualquer propósito aparente, jogando fora tudo o que tiverem na rolagem de um simples dado. Eles são quase totalmente confiáveis. Na verdade, a única coisa certa quanto a eles é que não são confiáveis!

Caótico-Mau
Estes personagens são a ruína de tudo o que é bom e organizado. Personagens caóticos e maus são motivados pelos desejos de grande prazer e ganho pessoal. Eles veem absolutamente nada de errado em tomar o que querem por qualquer meio disponível. Leis e governos são instrumentos fracos, incapazes de cuidar de si mesmos. O forte tem o direito de tomar o que quer, e os fracos existem para serem explorados. Quando um grupo de personagens caóticos e maus se juntam, eles não são motivados por um desejo de cooperar, mas sim para se opor a inimigos poderosos. Tal grupo pode existir apenas através de um líder forte e capaz de intimidar seus subordinados à obediência. Como a liderança é baseada na força bruta, é provável que um líder seja substituído no primeiro sinal de fraqueza por aqueles que possam tomar a posição dele por qualquer método que seja.

Tales of Hadria
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Neutro

Mensagem por Tales of Hadria em Dom Dez 25, 2016 4:25 pm

Neutro-Bom
O neutro e bom valoriza tanto a liberdade pessoal quanto a adesão às leis. Eles sentem que muitas leis desnecessárias podem restringir a liberdade dos seres bons. Eles também acreditam que liberdade demais pode não proteger a sociedade como um todo e incentivar divisões contraproducentes e conflitos. Eles promovem os governos que possuem amplos poderes, mas não interferem na vida do dia-a-dia de seus cidadãos.

Verdadeiro Neutro
Personagens verdadeiramente neutros estão preocupados com seu próprio bem-estar e do grupo ou organização que os ajuda. Eles podem se comportar de uma forma boa para aqueles que consideram amigos e aliados, mas só vão agir maliciosamente contra aqueles que tentarem a prejudicá-los de alguma forma. Quanto a todo o resto, eles não se importam. Eles não desejam o mal para aqueles que não conhecem, mas também não se importam quando ouvem falar do mal se abatendo sobre eles. É melhor que outros sofram o mal do que o personagem verdadeiramente neutro e seus aliados. Se um aliado está em necessidade, o verdadeiramente neutro vai ajudá-lo, por amor genuíno ou porque ele pode ser capaz de contar com esse aliado um pouco mais a frente. Se alguém está em necessidade, eles vão pesar as opções de potenciais recompensas e perigos associados com o ato. Se um inimigo está em necessidade, eles vão ignorá-lo ou tirar proveito de seu infortúnio.

Neutro-Mau
Personagens neutros e maus são principalmente preocupados consigo mesmo e seu próprio sucesso. Eles não têm quaisquer objeções particulares em trabalhar em grupo, ou se for o caso, ir por conta própria. Seu único interesse é ficar a frente. Se existe um meio fácil e rápido de obter lucro, seja legal, questionável, ou obviamente ilegal, ele se aproveita disso. Embora personagens neutros e maus não tenham a atitude “cada um por si” dos personagens caóticos, eles não têm escrúpulos em trair seus amigos e companheiros para ganho pessoal. Eles normalmente baseiam sua lealdade no poder e dinheiro, o que os torna bastante receptivos a subornos.

Tales of Hadria
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alinhamento de personagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum